sexta-feira, 1 de abril de 2016

"Não vai ter golpe" ultrapassa fronteiras e une países em defesa da democracia no Brasil

O dia 31 de março de 2016, que lembrava os 52 anos do início de uma violenta ditadura militar, foi, também, um dia de luta. No Brasil, mais de 800 mil pessoas saíram às ruas contra o golpe que tenta derrubar a presidenta Dilma Rousseff. No entanto, a união pela democracia no País tem se fortalecido a tal ponto que ultrapassa as nossas fronteiras - já que, na quinta-feira, foram registradas manifestações em 16 países. Estados Unidos, Argentina, Chile, Alemanha, França e muitos outros... Em todos eles, pessoas em defesa dos direitos democráticos do povo brasileiro gritaram a plenos pulmões: "Não vai ter golpe!".

Em Portugal, também teve luta. Em frente à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde o senador tucano José Serra havia sido recebido aos gritos de "golpista", mais de 50 manifestantes levantavam faixas com palavras de ordem como "Golpe nunca mais" e "Golpistas não passarão". Já em Paris, capital da França, a quinta-feira reservava protestos dos próprios trabalhadores franceses, contra medidas antipopulares do governo. Houve, porém, espaço para que brasileiros exibissem cartazes que diziam: "Um congresso corrupto quer destituir uma presidenta honesta".

Nos Estados Unidos, também houve apoio à luta pela democracia no Brasil. O consagrado ator Danny Glover enviou uma mensagem em vídeo a Dilma Rousseff, na qual dizia que “o seu esforço é o esforço de todas as pessoas por todo o planeta que lutam por democracia, por liberdade e justiça. Nós estamos com você e declaramos que não vai ter golpe!”. A onda de apoio chegou, também, à capital da Inglaterra. Em Londres, cerca de 60 brasileiros se reuniram em frente à embaixada do Brasil. Durante o ato, apareceram faixas que diziam "Impeachment sem base legal é golpe" e "Vem pra democracia". Em Berlim, na Alemanha, brasileiros se encontraram no Portão de Brandemburgo e rejeitaram o golpe em nosso país.

Foram registrados, ainda, atos contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff em países como Espanha, Holanda, Canadá, México e Uruguai. Acima de tudo, esse apoio mostra que a mobilização em torno da defesa da democracia brasileira tem adquirido envergadura cada vez maior. No País, houve manifestações contra o golpe em todos os estados, com ampla participação de trabalhadores (de todas as classes sociais), estudantes, artistas e intelectuais. Enquanto a direita golpista mantém sua aliança com a imprensa monopolista e uma justiça criminosamente seletiva, a resposta da classe trabalhadora vem nas ruas. Com uma emocionante disposição para a luta, o que se ouve por todos os cantos, cada vez mais, é: "Não vai ter golpe!".

Confira, abaixo, imagens das manifestações internacionais em defesa da democracia no Brasil:

Lisboa:



Londres



Paris:






Berlim:

"Somos todos Dilma", diz cartaz


Buenos Aires:






Amsterdã:



Montreal:



P.S.: Que tal relembrar José Serra sendo recebido em Lisboa aos gritos de "Não vai ter golpe!"?



Um comentário: